
Reunião entre EUA e Rússia é encerrada em Riad

A nova rodada de negociações entre as delegações russa e norte-americana para pôr fim ao conflito ucraniano entrou em sua fase final nesta segunda-feira, nas negociações na cidade de Riad, declarou Grigori Karasin, chefe do Comitê para Assuntos Internacionais do Conselho da Federação da Rússia (Câmara alta do parlamento).

A reunião, que começou durante a manhã, durou mais de doze horas. Durante esse período, as partes realizaram três intervalos.
Anteriormente, a mídia russa informou que as delegações de ambos os países estavam concluindo uma declaração conjunta sobre o resultado das negociações. Eles especificaram que o documento será publicado na terça-feira, 25 de março.
A imprensa russa informou que as delegações de ambos os países estão acordando detalhes sobre uma declaração conjunta, contendo os resultados dos diálogos.
Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anunciou que nenhum documento deve ser assinado ao fim das conversas em Riad.
Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, mantiveram um diálogo pelo telefone. Durante a conversa, Putin apoiou a proposta de Trump sobre iniciar um cessar-fogo de 30 dias em ataques à infraestruturas energéticas da Rússia e da Ucrânia, e deu a ordem correspondente ao Ministério da Defesa russo.
O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, manifestou publicamente seu apoio ao cessar-fogo. Contudo, o violou repetidamente na última semana.