
Rússia marca presença na maior feira militar da América Latina, no Rio de Janeiro
Nesta semana, o Rio de Janeiro sedia a LAAD Defence and Security, a maior feira de defesa e segurança da América Latina. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades brasileiras, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Defesa, José Múcio.
A principal empresa estatal de exportação militar da Rússia, também participa do evento, retornando à feira após seis anos de ausência.

Exposição de equipamentos militares russo
A Rosoboronexport exibe diversos equipamentos militares, incluindo o caça Su-57E de quinta geração, que já foi testado em combate e deverá ser exportado para a Argélia.
Também estão em exibição sistemas aéreos, lanchas, navios de patrulha e o tanque anfíbio Sprut, todos atualizados com base em experiências recentes.
Um dos principais objetivos da participação da empresa russa na feira é discutir projetos de cooperação tecnológica com países latino-americanos, prevendo um crescimento desse setor até 2030.
Setor em expansão
A LAAD conta com cerca de 400 marcas internacionais apresentando armamentos e equipamentos de segurança, em um contexto de expansão do setor no Brasil.
De acordo com o Ministério da Defesa do Brasil, as exportações de produtos e serviços de defesa atingiram, em 2024, o recorde de US$ 1,65 bilhão, o maior valor em 11 anos.