
EUA prometem recompensar países que evitarem retaliação

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou nesta quarta-feira (8) que os países que evitarem retaliações contra os Estados Unidos serão recompensados com uma redução temporária de tarifas. Segundo Bessent, até o momento, 70 países já teriam procurado Washington em busca de um possível acordo, publicou a Reuters.
O incentivo faz parte da nova estratégia econômica do governo Trump, que busca mitigar os efeitos do pacote tarifário global anunciado na semana passada. Segundo Bessent, o foco é construir acordos com países aliados e ampliar a cooperação comercial, em vez de adotar medidas punitivas.
Apesar das preocupações globais com o aumento das tarifas, o secretário do Tesouro reforçou que o cenário interno segue favorável. Segundo ele, líderes do setor privado demonstraram confiança na economia americana.

''Em geral, as empresas com quem conversei, as pessoas que vieram, os CEOs, que vieram para o Tesouro, me disseram que a economia está muito sólida'', ressaltou Scott Bessent.
O funcionário de alto escalão afirmou que há grande interesse internacional em negociar com os Estados Unidos para reduzir as tarifas. Segundo ele, o presidente Donald Trump já conversou diretamente com os líderes do Japão e da Coreia do Sul, e autoridades americanas se reuniriam com uma delegação do Vietnã ainda nesta quarta-feira.
''Acho que... no fim das contas, provavelmente conseguiremos chegar a um acordo com nossos aliados, com os outros países que têm sido... bons aliados militares e não aliados econômicos perfeitos. E então poderemos abordar a China como um grupo'', disse o dirigente do Tesouro norte-americano.
- A sinalização de abertura veio após reações negativas de países atingidos pelas novas tarifas impostas por Washington. O pacote anunciado por Trump incluiu sobretaxas sobre produtos chineses e europeus, o que elevou as tensões diplomáticas e pressionou os mercados.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.