
China eleva tarifas contra produtos dos EUA de 84% para 125%

A China ajustará a taxa tarifária adicional sobre os produtos norte-americanos de 84% para 125%, anunciou o Conselho de Estado da China nesta sexta-feira.
"A imposição pelos Estados Unidos de tarifas anormalmente altas sobre a China viola seriamente as regras do comércio internacional e vai contra a lei econômica básica e o bom senso. Essa é uma prática totalmente unilateral de intimidação e coerção", denunciou a instituição, em referência à recente introdução de uma tarifa de 145% sobre os produtos chineses por parte de Washington.

Nesse contexto, informaram que as tarifas ajustadas de até 125% sobre os produtos norte-americanos serão implementadas a partir de 12 de abril.
Pequim advertiu ainda que se Washington continuar com sua política tarifária, impondo tarifas ainda mais altas, "se tornará uma piada na história da economia mundial". Eles também enfatizaram que, com o nível atual de tarifas, não há nenhuma chance de o mercado chinês aceitar as exportações dos EUA.
- A medida ocorre após a Casa Branca ter confirmado, na quinta-feira, que as tarifas dos EUA sobre as importações da China foram aumentadas para 145%.
- Ao longo desta semana, tanto os EUA quanto a China aumentaram as tarifas sobre os produtos um do outro.